Buscar
  • Andrea Burgos

SOBRE MIM

Quem não gosta de uma boa história não é verdade? Nesse mundo tão superficial e raso das redes sociais, aquele protocolo de apresentação clássico e rígido está mais do que ultrapassado. Pessoas gosta de pessoas, nós nos interessamos pelo que pensam, como se comportam, seus propósitos e idéias. Mas como você chegou até aqui procurando uma nutri para chamar de sua, irei também satisfazer seu desejo de conhecer meu lado profissional. Vim de uma família de classe média baixa, com poucos recursos e eu só tinha uma escolha: cursar uma universidade pública e na minha época (entrei na faculdade em 1997) só haviam 2 instituições: UNEB e UFBA e apesar de ter ido para escolas medianas, meu grau de comprometimento e dedicação aos estudos sempre foi exemplar, a típica criança, que "nunca deu trabalho para estudar", com isso não quero dizer que era a primeira da classe mas sempre fui uma das mais dedicadas em tudo que fiz na carreira escolar.

Eu só queria Nutrição, não havia dúvidas e me dediquei por um bom período e passei na UFBA, o que gerou uma alegria imensa para minha família, eu seria a primeira (apesar de ser a caçula de 5) a entrar e concluir a graduação em uma das melhores universidades do país. Lá na metade do curso senti a falta do inglês, era imprescindível saber esse idioma se eu quisesse estar sempre atualizada, e como nunca tive essa chance na infância, nem adolescência, corri atrás, vendi bolinhos, bijuterias, camisas pintadas, ajuda de um e de outro familiar e passei 1 ano nos EUA, aproveitando ao máximo com dinheiro bem curto, mas consegui dominar não só o inglês, como também o espanhol. Me senti pronta e voltei para concluir meu curso que durou 06 e não 05 anos como imaginava. Já no retorno senti a diferença de todo o esforço, virei bolsista do CNPq e era a tradutora dos colegas de pesquisa. Logo me deparei com a Nutrição Funcional, área pela qual me apaixonei perdidamente, mas não se falava sobre essa área na academia, guardei-a em meu coração e estava decidida a me dedicar à ela assim que me formasse.

Sempre me vi atendendo em consultório e na época quase não havia nutris que vivessem só disso, todos me diziam que não era o melhor caminho, mas perseverei e durante 07 anos não tirei férias, atendia em todos os horários possíveis, em academias, clínicas, nas casas dos pacientes, eu sabia que um dia minha hora de despontar ia chegar, e chegou! Eu já tinha volume de atendimentos suficiente para ter meu consultório, que no começo foi uma sala alugada e mais recentemente uma sala própria. De lá para cá já se passaram 19 anos, 4 especializações, vários cursos de formação, de extensão, 5 anos na docência (ensinando a disciplina Gastronomia Funcional) em cursos de pós graduação pelo país e mais de 22.000 atendimentos nutricionais!!!

A rotina frenética de mais de 50horas de trabalhos semanais e quase sem férias me trouxeram um burnout que me fez repensar a rotina. Mais ou menos na mesma época em que decidir ser mãe. Aos 35 anos recebi meu maior presente, meu ser de luz, Maria Clara que me fez ser cada vez mais serena e presente, e parte do frenesi foi embora, montei consultório perto de casa e as palestras e aulas e atendimentos em outras cidades e estados deram lugar a uma dedicação maior a minha família e os pacientes do consultório.

Tenho uma alma inquieta e quando está tudo muito tranquilo na rotina de trabalho é porque sei que acomodei e que preciso buscar as novidades. Eu procuro me atualizar e acompanhar as tendências de mercado, já tive portal de nutrição, onde meus pacientes entravam com login e senha enquanto só se falavam em e-mail, introduzi o sistema de personal diet em Salvador, que é o serviço em que o nutri vai ensinar os funcionários de casa a cozinhar melhor e de forma mais saudável, mais recentemente adquiri um aplicativo para que meus pacientes tenha mais facilidade para acompanhar. Venho estudando as possibilidades da Web 3.0 para estar pronta quando ela começar a ser usada para valer.

Recentemente fiz a formação em Aromaterapia para unir essa prática poderosa aos atendimentos. Juntamente com minha recente especialização em Fitoterapia Funcional vou trazendo as mais diversas ferramentas para ajudar meus pacientes no melhor caminho em busca da saúde global.

Com a idade, hoje aos 44 anos percebo uma maior conexão com a parte espiritual, o que tem trazido uma nova abordagem no consultório e no seio familiar. Amo com todas as forças e se não for intenso eu nem começo nenhum projeto, não sei fazer pela metade, sem gosto, sem alma. Se te dou um sim ele tem peso e leveza, tem amor e coragem para ir até o fim. Separar a nutrição de mim seria o mesmo que descolar a unha do dedo, uma sem a outra não tem harmonia.

Essa história não termina aqui, tem muito mais por vir.....


5 visualizações0 comentário
Citrus Fruits

Contate-nos